XIAMETER® Silicones Simplified - from Dow Corning

Antiespumantes de silicone ajudam cervejarias a prosperar

Antiespumantes de silicone ajudam cervejarias a prosperarAs reações químicas das proteínas e enzimas dos grãos de cevada e lúpulo podem dar às cervejas seus sabores distintos, mas à medida que a sede mundial por cerveja aumenta, cervejarias grandes e pequenas também se voltam para a química para ajudar a manter a produtividade em alta.

“Embora as bolhas de dióxido de carbono possam criar uma bela espuma em uma tulipa de cerveja, espuma demais pode criar problemas”, afirmou Don Buchalski, gerente de marketing global da marca XIAMETER® da Dow Corning, que oferece produtos de silicone padrão de alta qualidade online e por canais de distribuição. “O transbordamento na fervura durante o processo cervejeiro pode afetar a produção nesse setor extremamente competitivo. Uma solução pode ser adicionar antiespumantes de silicone ao processo”.

Os antiespumantes de silicone desestabilizam e desfazem as bolhas, ajudando os cervejeiros a diminuir a perda e evitar a interrupção da produção para limpar derramamentos. Os antiespumantes são removidos juntamente com a sílica usada para estabilização coloidal no processo de filtragem, antes do engarrafamento.

Esses aprimoramentos na fabricação são uma boa notícia para as cervejarias pequenas e podem ser o motivo de o setor de cervejas artesanais ter crescido 13% desde 2010 e agora ser responsável por 5,7% do volume do mercado de cerveja dos Estados Unidos, segundo a Brewers Association, a associação de comércio que representa a maioria das empresas cervejeiras norte-americanas.

Em geral, os produtores de cerveja estão fazendo hora extra para dar conta da sede. Um relatório da cervejaria japonesa Kirin Holdings afirma que 2011 foi o 27o ano consecutivo em que a produção global de cerveja apresentou aumento. Esse aumento foi atribuído à demanda na Ásia e nos países em desenvolvimento.

Segundo o relatório, 192,71 milhões de quilolitros (50,9 bilhões de galões) de cerveja foram produzidos no ano passado, aumento de 3,7% em relação a 2010. A China foi a maior produtora de cerveja do mundo, somando 25%, pelo 10º ano seguido. Os Estados Unidos apresentaram uma ligeira queda na produção em comparação com o ano anterior, mas ainda ficaram em segundo lugar com 11,7%, seguidos do Brasil e da Rússia.

“A cerveja é mais antiga do que os registros históricos, mas sempre há espaço para aprimoramento, principalmente quando se trata de técnicas de produção”, afirmou Buchalski.

Além da produção de cerveja, as emulsões antiespumantes de silicone de grau alimentício sem sabor e odor também são usadas na produção de vinho, refrigerantes, sucos e bebidas de frutas e molho de soja.

A Emulsão antiespumante AFE-1510 da XIAMETER® e a Emulsão antiespumante AFE-1520 da XIAMETER® foram usadas com êxito para ajudar no processo e na limpeza durante a produção de cerveja. Guias de seleção de produtos antiespumantes de grau alimentício em inglês, chinês, japonês e coreano estão disponíveis para download em XIAMETER.com. Veja como é fácil ser eficiente com a marca XIAMETER®, no YouTube, e visite-nos no Facebook e Twitter.